Entrevista Aldo Ivo
06/03/2015
DIÁLOGO COM OS MESTRES DA ERA DA PROFISSIONALIZAÇÃO
De junho de 2012 a abril de 2013, a Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom-AL) fez uma série de entrevistas com os primeiros jornalistas alagoanos da era da profissionalização e da sindicalização da categoria – anos 1950, 1960, 1970 e início de 1980.
Eles imprimiram na imprensa alagoana da época um novo modo de fazer notícia no final da era de chumbo (linotipos), do uso da máquina de escrever, do papel fotográfico, das diagramações na ponta do lápis e das aventuras da reportagem sem internet.
Trata-se de um projeto inédito, como registro documental e audiovisual que traz o resgate da recente história das Alagoas, sob o prisma de profissionais da imprensa, que além de vivenciar uma época de mudanças no jornalismo local, foram testemunhas dos fatos que marcaram a política, a economia, a cultura e o cotidiano em Alagoas.
São 12 depoimentos históricos – em uma primeira etapa – com a visão de um jornalismo feito com a cara e a coragem, em episódios que marcaram Alagoas. A série também reconstrói a luta pela profissionalização do jornalista alagoano, a implantação do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a institucionalização de políticas salariais para a categoria e o enfrentamento das mazelas políticas e sociais.
O principal foco do projeto é difundir e divulgar a cultura e a história de Alagoas e fazê-la chegar à rede pública de ensino, às universidades – principalmente aos cursos de Jornalismo - e aos institutos e centros de educação e desta forma, contribuir para a formação e o aprimoramento dos alagoanos.
Claro que faltaram muitos nomes – inclusive os que já nos deixaram -, mas certamente haverá uma sequência e um reconhecimento pelos que não estão nessa primeira lista dos pioneiros da imprensa, seja por nós ou por outros que se interessem pela história do jornalismo alagoano.
Nossos agradecimentos ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), à Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom-AL), à equipe da produtora VTK e aos nossos queridos personagens, que nos deram parte preciosa de seu tempo para deixar o registro de sua vida profissional na formação de uma memória do passado como exemplo para o presente e o futuro.
Bartolomeu Dresch e Mário Lima
Os editores
Janeiro de 2014
Os entrevistados: Adailson Calheiros, Adelmo dos Santos, Aldo Ivo, Alves Damasceno, Antonio Sapucaia, Audálio Dantas, Aydete Vianna, Carivaldo Brandão, Lauthenay Perdigão, Regis Cavalcante, Ricardo Neto, Valmir Calheiros.